sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

TRAJETÓRIA PAU E LATA....


O PROJETO PAU E LATA teve início na cidade de Maceió/AL, no ano de 1996 por Danúbio Gomes e no ano seguinte, na cidade de Natal e Baia Formosa/RN.
De 1997 a 1999, apresenta o espetáculo O TRENZINHO CAIPIRA, com composições próprias e de outros autores potiguares. Desenvolve um trabalho de inserção de canções que marcam as várias culturas presentes no Brasil, comprovando a riqueza musical existente em nosso país (baião, afoxé, samba, toré, etc.).
Em 1998, além das atividades pedagógicas, com crianças e adolescentes, inicia a formação de um grupo musical para divulgar a Música Popular Brasileira e a Música Experimental.
Em 1999 e 2000, monta e apresenta o show ENLATADO, onde o grupo convida a todos para embarcarem numa viagem de ritmos. Este show foi apresentado nas cidades de Natal/RN, Recife/PE, João Pessoa e Campina Grande/PB, entre outras.
A partir do ano 2000, o Projeto Pau e Lata se transformou em Projeto de Extensão pelo Departamento de Artes da UFRN, passando a ser denominado “Pau e Lata: Projeto Artístico – Pedagógico”, desenvolvendo atividades com grupos nas cidades de Natal, Lajes do Cabugi, Mossoró urbano-rural, Pedro Velho e Apodi, localizadas no Rio Grande do Norte. Desenvolve a partir de 2001, um núcleo de estudos rítmicos, na UFRN, com jovens e adultos, alunos, professores, funcionários desta instituição e da rede pública de ensino e profissionais liberais.
Em 2001, participa junto com o Grupo Parafolclórico da UFRN, do Festival de Folclore em Olimpia/SP. Em 2002, participa do Encontro Nordestino da Juventude em Recife/PE. Em 2003, participa do Fórum Social Mundial em Porto Alegre/RS e do Acampamento Latino-Americano da Juventude na Praia deTremembé, na cidade de Icapuí/CE. Ainda neste ano, durante a CIENTEC – Feira de Ciência Tecnologia e Cultura, promovida pela UFRN, apresenta o show ENLATANDO O FOGO ENCANTADO, resultado das atividades realizadas com grupos de jovens e adolescentes, nas cidades de Natal e Lajes do Cabugi. Esse show mostra a beleza rítmica da música instrumental tocando Maracatu, Afoxé, Ciranda, Coco de Roda, Samba, Samba-Reggae, Rap e Funk.
Em 2004, realiza o Seminário de Formação da Associação Pau e Lata no Camping Clube de Natal/RN, participa do Fórum Cultural Mundial em São Paulo/SP e compõe a coordenação do Fórum Social Potiguar em Mossoró/RN.
Em 2006, inicia a formação e manutenção de dois núcleos do Pau e Lata na cidade de Palmeira dos Índios e Senador Rui Palmeira, localizadas no sertão de Alagoas. Nesse mesmo ano, é contemplado como PONTO DE CULTURA do PROGRAMA CULTURA VIVA/MINC.
Em 2007, realiza o I Seminário de Extensão e Democratização da Cultura, na CIENTEC/UFRN, com participação dos núcleos de atuação do Pau e Lata. Neste evento, apresenta junto a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte. No ano de 2009, participa do Fórum Social Mundial em Belém/PA, ministrando uma vivência musical e estreando o espetáculo SINFEIRIA, um trabalho de pesquisa sonora baseando-se nas feiras livres, adicionado a composições consagradas da música clássica como O TRENZINHO CAIPIRA de Villa Lobos, BOLERO de Maurice Ravel, bem como ritmos afro-brasileiros. Neste mesmo ano, realiza o ECOAR, evento de intervenções, vivências e instalações ambientais no Departamento de Artes/UFRN, ainda em 2009 participa do XIII ENEART em Salvado/BA, apresentando o show Sinfeiria, oficina de ritmo, trabalho cientifico, audiovisual, cortejos e intervensões. Em Outubro realiza o II SEDEC - Seminário de Extensão e Democratização da Cultura, fazendo perte da programação da CIENTEC/UFRN, nesse mesmo evento foi realizado o I Encontro Percussivo do Rio Grande do Norte/ Kizombandando, estando envolvidos os núcleos atuantes do Pau e Lata e convidados.

8 comentários:

  1. Assisti ontem em Parelhas RN a apresentação de vocês. Fiquei emocionada em ouvir o som que sai das latas e varetas (pau).
    Parabéns pelo trabalho!!

    ResponderExcluir
  2. Caraca-las veio!!! Fiquei facinada por esse trabalho! É muito envolvente, contagiante e energetico! A garra que vcs carregam é INCRIVEL! Parabens! Vcs deram uma nova cara ao ESCAMBO! É muito legal!!! FANTASTICO!
    Abraço a tds!
    Adriane maia
    TrIBO DA ARTE - LUCRECIA?RN

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI MUITO DO SEU TRABALHO GOSTARIA DO CONTATO

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo trabalho vocês são demais
    simone

    ResponderExcluir
  5. Poxa, esse projeto de vocês é muito lindo, sério. Parabéns ! Na minha escola, esse ano, eu tive que fazer uma bienal, dai falos sobre o belo projeto PAU E LATA ! GERAL adoro ! Espero tirar um 10 HEHE" E o encerramento da feira foi com alguns dos participantes tocando, esse foi o maior momento de todos, sem igual. PARABÉNS PELO BELO PROJETO.

    ResponderExcluir
  6. fasso parte do nucleo de são paulo do potengi com os facilitadores tony dornelles e kerolaynne e amo demais participar das oficinas beijos,beijos,beijos samir ribeiro são paulo dopotengi;rn

    ResponderExcluir
  7. Fiz uma oficina com o grupo, junto com meu filho, nos adoramos.
    obrigada pela oportunidade de aprender mais sobre musica.

    ResponderExcluir
  8. Que pena que a atual gestão de são Paulo do Potengi não sei por qual motivo não aceita o pau e lata aqui na nossa cidade...em compensação a mesma gestão apoia outro grupo de percução chamado de arte,som em movimento. É uma pena que o pau e lata não tenha nenhum apoio ou patrcinéo de nenhu comerciante e nem da atual gestão.

    ResponderExcluir