Histórico

O Projeto Pau e Lata teve início na cidade de Maceió/AL no ano de 1996, por Danúbio Gomes, e no ano seguinte transferiu as atividades para as cidades de Natal e Baía Formosa.

De 1997 a 1999, apresenta o espetáculo O Trenzinho Caipira, com composições próprias e de outros autores potiguares. Desenvolve um trabalho de inserção de canções que marcam as várias culturas presentes no Brasil, comprovando a riqueza musical existente em nosso país (baião, afoxé, samba, toré, etc).

Em 1998, além das atividades pedagógicas, com crianças e adolescentes, inicia a formação de um grupo musical para divulgar a Música Popular Brasileira e a Música Experimental.

Em 1999 e 2000, monta e apresenta o show Enlatado, onde o grupo convida todos para embarcarem numa viagem de ritmos. Este show foi apresentado nas cidades de Natal/RN, Recife/PE, João Pessoa e Campina Grande/PB, entre outras.

A partir do ano 2000, o Projeto Pau e Lata se transformou em Projeto de Extensão pelo Departamento de Artes da UFRN, passando a ser denominado “Pau e Lata: Projeto Artístico-Pedagógico”, desenvolvendo atividades com grupos nas cidades de Natal, Lajes do Cabugi, Mossoró urbano-rural, Pedro Velho e Apodi, localizadas no Rio Grande do Norte. Desenvolve a partir de 2001, um núcleo de estudos rítmicos, na UFRN, com jovens e adultos, alunos, professores, funcionários desta instituição e da rede pública de ensino e profissionais liberais.

Em 2001, participa junto com o Grupo Parafolclórico da UFRN do Festival de Folclore em Olimpia/SP.

Em 2002, participa do Encontro Nordestino da Juventude em Recife/PE.

Em 2003, participa do Fórum Social Mundial em Porto Alegre/RS e do Acampamento Latino-Americano da Juventude na Praia de Tremembé, na cidade de Icapuí/CE. Ainda neste ano, durante a CIENTEC – Feira de Ciência Tecnologia e Cultura, promovida pela UFRN, apresenta o show Enlatando o Fogo Encantado, resultado das atividades realizadas com grupos de jovens e adolescentes, nas cidades de Natal e Lajes do Cabugi. Esse show mostra a beleza rítmica da música instrumental tocando Maracatu, Afoxé, Ciranda, Coco de Roda, Samba, Samba-Reggae, Rap e Funk.

Em 2004, realiza o Seminário de Formação da Associação Pau e Lata no Camping Clube de Natal/RN, participa do Fórum Cultural Mundial em São Paulo/SP e compõe a coordenação do Fórum Social Potiguar em Mossoró/RN.

Em 2006, inicia a formação e manutenção de dois núcleos do Pau e Lata na cidade de Palmeira dos Índios e Senador Rui Palmeira, localizadas no sertão de Alagoas. Nesse mesmo ano, é contemplado como Ponto de Cultura do Programa Cultura Viva/MINC.

Em 2007, realiza o I SEDEC - Seminário de Extensão e Democratização da Cultura, na CIENTEC/UFRN, com participação dos núcleos de atuação do Pau e Lata. Neste evento, apresenta junto a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte.

No ano de 2009, participa do Fórum Social Mundial em Belém/PA, ministrando uma vivência musical e estreando o espetáculo Sinfeiria em Três Movimentos, um trabalho de pesquisa sonora baseando-se nas feiras livres, adicionado a composições consagradas da música clássica como O Trenzinho Caipira de Villa Lobos, Bolero de Maurice Ravel, bem como ritmos afro-brasileiros. Neste mesmo ano, realiza o ECOAR, evento de intervenções, vivências e instalações ambientais no Departamento de Artes/UFRN. Ainda em 2009, participa do XIII ENEART em Salvado/BA, apresentando o show Sinfeiria em Três Movimentos, oficina de ritmo, trabalho científico, audiovisual, cortejos e intervenções. Em outubro deste ano, realiza o II SEDEC - Seminário de Extensão e Democratização da Cultura, fazendo parte da programação da CIENTEC/UFRN. Nesse mesmo evento foi realizado o I Kizombandando - Encontro Percussivo do Rio Grande do Norte, estando envolvidos os núcleos atuantes do Pau e Lata e convidados.